top of page
  • Foto do escritorHebert Silva Araújo

Guitarra feita com grãos de café? Tem, sim!


Com acabamento nobre, totalmente funcional e com som perfeito, a guitarra feita com grãos de café é uma verdadeira obra de arte.

O que você faria se tivesse um monte de grãos de café e muita imaginação? Bem, a resposta para isso pode ser bem surpreendente. Blake Burley, um artesão ousado de Sacramento, na Califórnia, decidiu dar uma nova vida aos grãos de café usados, transformando-os em uma obra-prima musical. E o melhor de tudo foi que ele documentou todo o processo em vídeo (final desta matéria). “Minha esperança é inspirar outras pessoas a pensar fora da caixa quando se trata de construir instrumentos. Seja através das minhas habilidades de carpintaria ou da minha paixão por capturar e compartilhar minhas criações através do cinema, espero compartilhar meu amor pelo artesanato e pela música com o mundo.“, explica Blake.

Guitarra feita com grãos de café: Uma ideia inusitada

Primeiro, ele teve uma ideia brilhante: contar os grãs de café para ter exatamente 5 mil unidades (será?). Depois ele fez uma caixa de plexiglas (acrílico) no formato aproximado da base de uma guitarra, porque, afinal, ele queria saber o que exatamente os grãos de café estavam tramando lá dentro. E, acredite, esses grãos tinham grandes planos. Eles meio que flutuavam na resina epóxi, o que era interessante. “Toda guitarra começa como uma ideia, com algumas ideias sendo mais ousadas do que outras. O resultado final é uma peça de arte funcional e tocável, cada uma é acompanhada por seu próprio vídeo dedicado e história de fundo.“, diz.


Agora, você pode estar se perguntando por que ele estava fazendo isso. Bem, a resposta é simplesmente genial. Ele queria criar uma guitarra única, diferente de qualquer outra. E como ele faria isso? Usando grãos de café, é claro!

Mas aqui está o truque: os grãos não são exatamente planos, o que tornaria difícil tocá-los em uma guitarra. Então, ele teve que dar um jeito nisso. O que ele fez? Bem, como podemos ver no vídeo ele cortou uma boa parte dos grãos para deixá-los nivelados com a resina epóxi. Afinal, a música precisa de uma base sólida, não é mesmo?

Criatividade nos desafios Agora, as partes inferiores dos grãos estavam cheias de pequenas bolhas de ar, o que não era exatamente uma surpresa. Mas nosso artesão não desistiu. Ele decidiu cortar as partes de cima e de baixo dos grãos para revelar suas seções transversais.

Aqui é onde a mágica acontece. Ele teve a ideia de preencher todos os pequenos buracos com epóxi na cor de cobre. Você sabe, para adicionar um toque de brilho à mistura. E, sim, ficou uma bagunça no começo, mas depois de algum trabalho e lixamento, as coisas começaram a tomar forma.

O projeto e concepção desta belezura tem um destino definido. A guitarra de café será entregue à Copper Coffee. Eles são amigos desde a pré-escola, acreditem ou não. Então, essa foi uma oportunidade única para ambos.

Além disso, ele decidiu adicionar o logotipo da empresa de café, Copper Coffee, no braço da guitarra. Usando um estilete e um cinzel, ele esculpiu o logotipo na madeira de ébano do braço da guitarra. Uma ideia bastante ousada, eu diria.

Mas a jornada criativa não parou por aí. Ele também adicionou um acabamento de cobre nas bordas da guitarra. Bem, ok, não era exatamente cobre – era, na verdade, alumínio pintado de cobre. Ele teve que lixar a parte de trás para fazer a cola aderir melhor. O resultado final é um visual de cobre elegante.

Acabamento nobre Agora, o toque final foi uma cereja no topo do bolo. Ele usou folhas de cobre real para fazer um revestimento no cabeçote da guitarra. E, pessoal, deixem-me dizer, ficou incrível.

Mas por que ele não deu um revestimento perfeito de epóxi na parte superior e inferior da guitarra, você pode estar se perguntando? Bem, ele queria manter aquele aroma delicioso de café vivo. “Uma coisa que tenho certeza que muitos de vocês estão se perguntando é por que eu não vesti a parte de cima e a parte de baixo da guitarra para dar a ela um acabamento perfeito”, diz ele. “Considerei-o, mas não é todos os dias que construo uma guitarra que cheire tão bem.“, revela Blake. Sim, essa guitarra tem o perfume do café. Não é o máximo?

E quanto à parte técnica? Bem, ele usou hardware de cobre envelhecido em toda a guitarra. E, honestamente, essa guitarra parece tão boa quanto uma xicara quentinha de café. “também foi bom construí-lo porque a loja cheirava a café o tempo todo“, completa.

Não é a primeira vez que o Youtuber Burls Art construiu guitarras elétricas de forma únicas. Ele á fez um modelo usando 1.200 lápis de cor, filme espelhado e 50 libras de sal, entre outros itens incomuns. E Agora ele está de volta, com uma guitarra construída usando 5 mil grãos de café.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page